Home | Motos | Brammo Empulse R: principal moto elétrica americana, veja preço e detalhes

Brammo Empulse R: principal moto elétrica americana, veja preço e detalhes

Uma das motos elétricas mais interessantes (e atraentes!) do mercado é a Brammo Empulse R, principal modelo da gama da marca norte-americana. Sua velocidade máxima declarada é de 177 km/h, tem refrigeração por líquido, câmbio de seis marchas e autonomia para 200 quilômetros em cidade ou cerca de 100 km em percurso rodoviário. Em termos de sensações, equivale a uma moto convencional de 650cc.

As baterias de lítio (são sete BPM 15/90, ou seja de 15 volt e 90 ampére) atingem a capacidade total de recarga em apenas 3,5 horas e tem uma garantia de 1.500 ciclos de carga. Podem ser recarregados através de uma convencional tomada do méstica. Comparativamente o consumo desta Brammo é muito reduzido, equivalendo em termos energéticos a apenas 0,54 litro de gasolina em 100 km (qualquer coisa como 185 km/l. Mas talvez o que mais impressiona na Empulse R é aceleração, sobre-tudo no modo Sport : 0-100 km/h em 5 segundos (nada mau para uma moto de 226 kg).

Brammo Empulse R Spec 32 Special Edition  1

O torque de 90 Nm é verdadeiramente impressionante. A embreagem serve apenas para as reduções e o arranque pode ser feito em qualquer marcha, sendo que normalmente se arranca em segunda. As suspensões são convencionais, uma Marzocchi na dianteira com tubos de 43mm e atrás um amortecedor Sachs, tudo completamente regulável. O motor conta com um sistema de recuperação de energia em desacelerações, que ajuda o já excelente sistema de freios Brembo, equipado com pinças de quatro pistões e dois discos de 310 mm na roda dianteira.

Esta é uma das motos elétricas que mais se assemelha a uma convencional, e cujo preço nos EUA se situa ao redor dos 19.000 dólares. Por isso, se ouvirem o silvo de um caça jato não olhem logo para o céu… pode ser uma Empulse R chegando perto de você. Poderemos esperar muito mais desta tecnologia no futuro uma vez que a Brammo foi comprada pela gigante Polaris, que já tem na sua gama de motos as bem conhecidas Victory e Indian, esta última já presente no mercado nacional.

About admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *